Instagram Facebook Youtube
Secretaria de assistência social encerra atividades anual com idosos do Município
Publicado em: 11/12/2023 ás 13:35:00

A Secretaria de Assistência Social de Tabaporã realizou na última sexta-feira (8) o encerramento das atividades anuais com os idosos do município. O evento contou com a presença de representantes do Judiciário, da cooperativa de crédito Sicredi e da Prefeitura de Tabaporã.

O objetivo do encontro foi promover a integração, a valorização e o fortalecimento dos vínculos dos idosos, além de oferecer orientações sobre temas relevantes para a qualidade de vida dessa faixa etária.

Uma das atrações do evento foi a dinâmica Círculo de Construção de Paz (CCP), conduzida pela gestora do fórum da comarca de Tabaporã, Etienne Regina dos Santos e Carmo Strambaioli, que é uma ferramenta da Justiça Restaurativa. O CCP é uma forma de criar um espaço seguro para reflexão e troca de experiências, que permite a construção de relacionamentos, a tomada de decisões e a resolução de conflitos de forma eficiente.

A dinâmica também busca estimular a empatia, o respeito e a cooperação entre os participantes, que se posicionam em um círculo, no mesmo nível, reforçando a horizontalidade das relações. O CCP é uma alternativa ao modelo punitivista, que muitas vezes não atende às necessidades das vítimas, dos ofensores e da comunidade.

Outra atividade realizada foi a palestra sobre educação financeira, ministrada por representantes da cooperativa de crédito Sicredi. Os idosos receberam dicas sobre como planejar e gerenciar seus recursos financeiros, além de aprender sobre os benefícios e os riscos de diferentes modalidades de crédito. Ao final da palestra, os idosos receberam brindes da cooperativa.

A Prefeitura de Tabaporã e a Secretaria de Assistência Social também fizeram a distribuição de panetones para os idosos, como forma de celebrar o Natal e o Ano Novo. A secretária de assistência social, Genezi Córdoba, agradeceu a presença de todos e destacou a importância dos idosos para a sociedade. “Os idosos são a nossa história, a nossa memória, a nossa sabedoria. Eles merecem todo o nosso respeito, carinho e atenção. Por isso, a Secretaria de Assistência Social tem desenvolvido diversas ações para garantir os direitos e o bem-estar dos idosos de Tabaporã. Esse evento é uma forma de reconhecer e valorizar o papel deles na nossa comunidade”, disse a secretária.

O prefeito de Tabaporã, Sirineu Moleta, parabenizou os idosos pela participação no encerramento das atividades, E reafirmou o compromisso da gestão municipal com a promoção da qualidade de vida dos idosos.

“Nós temos uma grande admiração e gratidão pelos nossos idosos, que tanto contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do nosso município. Nós queremos que eles se sintam acolhidos, respeitados e felizes. Por isso, nós temos investido em políticas públicas voltadas para os idosos, como a construção do Centro de Convivência do Idoso, que será inaugurado em breve. Nós queremos que os idosos de Tabaporã tenham mais oportunidades, mais saúde, mais lazer e mais dignidade”, afirmou o prefeito.