Nota de esclarecimento sobre descarte de agua no SAE.
Publicado em: 15/10/2021 ás 16:15:00 Autor: Assecom

Com a finalidade de esclarecimento à população e consumidores acerca do descarte de água que ocorre nas instalações do Setor de Água e Esgoto de Tabaporã, informamos que:

O setor de água possui três captações:

1- Mina do Sr. Danielson, que nos fornece 40 m³/h e suporta fornecer água no período de chuvas e seca, sem prejuízos.

2- Mina do Srª Madalena, que nos fornece 70 m³/h e suporta fornecer água somente no período de chuvas, no período da seca é desativada para o nível de água se reestabelecer.

3- Córrego Olaria, que nos fornece 70m³/h, mas só é ativada em caso de emergência quando as outras duas captações (minas) não são suficientes ou são inativadas para preservá-las.

Quando se tem água proveniente das minas, o tratamento é simples e rápido, onde é realizado a filtração rápida e cloração, posteriormente a água vai para o reservatório pronta para ser distribuída.

Já quando há estiagem de chuvas e baixam os níveis de água das minas, temos a necessidade de captar a água do córrego olaria, onde precisamos realizar o tratamento em ETA - Estação de Tratamento de Água de ciclo completo na qual realizam as seguintes etapas:

• Coagulação – mistura rápida

• Floculação – mistura lenta

• Decantação – sedimentação

• Filtração

• Desinfecção.

Nos três primeiros processos, que consistem na adição de coagulante (sulfato de alumínio) que auxiliará na formação dos flocos (que irão unir as partículas de “sujeira”), flocos esses que irão “afundar” na decantação e irão para a descarga, e os flocos que não “afundarem” ficarão retidos nos filtros.

Para um bom funcionamento do sistema de tratamento de água, precisamos sempre dar descargas periódicas a cada 1hora nesses flocos que “afundaram” e fazer a lavagem dos filtros, que deve ser realizada quando este estiver colmatado (sujo). Os Filtros normalmente são lavados de duas a quatro vezes por dia, por meio da injeção ascendente de água, com velocidade controlada para proporcionar a expansão do meio filtrante, importante na remoção dos resíduos. Com as descargas e as lavagens dos filtros haverá um grande descarte de resíduos gerados (água com os flocos). Essa água poderá ser descartada em mananciais, ou até mesmo nas redes pluviais.

Sendo assim, fica muito bem informado que o Setor de Água e Esgoto de Tabaporã não opera com irregularidades. Toda a equipe trabalha da melhor forma possível, sempre no intuito da qualidade no serviço prestado.

Se ainda restar alguma dúvida, o setor fica à disposição para maiores esclarecimentos.

Vanessa Dalpiaz Alves

Químico Responsável