Prefeitura Tabaporã

Histórico

O território do município foi imemorialmente habitado por nações indígenas.  A denominação do município é de origem Tupi, sendo homenagem aos antigos moradores desta vasta área, hoje habitada pelo homem branco, e foi um ilustre cidadão, um poeta da mais alta linhagem que sugeriu o nome da cidade – Carlos Drumond de Andrade, o mineiro que ficou imortalizado pelos versos que compôs “...no meio do caminho existia uma pedra, existia uma pedra no meio do caminho”. Tabaporã significataba: aldeia, povoação e porã: bonito, belo, formoso. “Cidade Bonita”.

Com certeza seus povoadores prevêem um futuro brilhante para esta cidade encravada no seio da floresta amazônica. Para a formação da Bacia Amazônica contribuem os rios São Francisco e Apiacás, além de inúmeros afluentes, constituindo-se numa região de considerável índice de concentração hidrográfica, portanto, de excelente drenagem fluvial. Outro fator extremamente importante é a topografia do terreno, a maioria é plano, sem limites para a mecanização agrícola.

Certamente com a expansão da fronteira agrícola e a construção de boas estradas vicinais, rodovias e boas condições de trabalho o progresso fincará pé na “Cidade Bonita”.

A comunidade surgiu a partir de 1984, em função do projeto de colonização da Gleba Tabaporã, cuja área era de quase quarenta mil quilômetros quadrados. Deu-se a partir de um contrato firmado entre Apolinário Empreendimentos Imobiliários Ltda., pertencente ao Grupo Comercial Isaías Apolinário e Zé-Paraná Empreendimentos Ltda., pertencente ao Colonizador e Comendador José Pedro Dias, popularmente conhecido como Zé Paraná, pioneiro na região e fundador do município de Juara – MT.
 

A efetiva ocupação do núcleo de colonização ocorreu com a venda dos primeiros lotes. Foi pioneiro nesta área o agricultor Ademir Jesuíno Costa, que veio com sua família da Cidade paulista de Monte Castelo, fixando residência em Tabaporã.
 

Grande fluxo migratório registrou-se em 1985. Centenas de famílias chegavam ao lugar à procura do sonho da terra própria, a maioria desses pioneiros provinham dos Estados de São Paulo e Paraná.
 

A propaganda de terra boa e baixo custo atraiu muita gente, permanecendo em efervescência até 1986. A partir  do ano seguinte observou-se uma estabilização na vinda de famílias migrantes,  em função do quadro de venda nas áreas agricultáveis por problemas conjunturais de influência nacional.           

O povoado em crescimento tomava forma de cidade, e seus moradores se organizaram  politicamente e reivindicaram maior poder de decisão.           

A Gleba Tabaporã foi elevada à categoria de Distrito através da Lei  n.º 5.093 de 16 de Dezembro de 1986, sancionada pelo governador Wilmar Peres de farias . a partir de então o nome do lugar simplificou-se para Tabaporã.            

Os trabalhos pro-emancipação de Tabaporã, incentivados e financiados pela população, foram realizados  por uma Comissão  composta  por sete elementos escolhidos pela Comunidade entre diversos Partidos políticos, e assim organizados:

Presidente: Noel Moisés Pagotto
Vice- Presidente : Leonelso Pereira da Silva
Secretária : Marleni T. Giroto
Vice secretário: Edivaldo Mauricio Semensato
Tesoureiro: José Pedro Mendes
Suplente: Antonio Tintino Calado    

            A Lei estadual n.º 5.913, de 20 de dezembro de 1991, de autoria  do deputado  Hermes de abreu e sancionada pelo governador Jayme Campos, criou o Município:
          “ Artigo 1º - Fica criado o Município de Tabaporã, com território desmembrado do Município de Porto dos Gaúchos.
            Artigo 2º O Município ora criado é constituído de um Distrito, da Sede.
            Parágrafo Único – o Município somente será instalado com a eleição e posse do Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores, realizada de conformidade com a Legislação Federal.

            As eleições Municipais de 03 de outubro de 1.992, elegeram o Sr. José Antonio Pacolla, que obteve 597 votos, para ser o primeiro Prefeito e seu Vice-Prefeito foi o Sr. Leonelso P. da Silva.
            Nesta mesma ocasião foi eleita a primeira Câmara Municipal de Tabaporã, que tinha  a seguinte formação: Edivaldo Maurício Semensato, Noel Moisés Pagotto, Alcides Fernandes de oliveira, Antonio Alves Filho, José Carlos  Cardoso, Emidio Ferreira da Silva, Emilio Pereira da Silva, Jair Claret Gottardi e Danielson Augusto Abegg .

Horário de Atendimento

De Segunda à Sexta

Das 07:00 ás 11:00

&

Das 13:00 às 17:00

Telefones para Contato

(66) 3557-1415

(66) 3557-1248

(66) 3557-1505

Nossa Localização

Av. Comendador José Pedro Dias nº 64

Tabaporã - MT 78.563-000

Copyright 2016. Todos os direitos reservados.