Vigilância em saúde apresenta relatório das ações de combate a dengue.
Publicado em: 11/12/2017 ás 19:05:00 Autor: Assecom Fonte: Tiago Santos

Em  Novembro, a Prefeitura Municipal de Tabaporã, através dos esforços em conjunto de suas Secretarias de Saúde, Vigilância em Saúde, Ambiental e Epidemiológica, bem como a Secretaria de obras , realizaram o Mutirão de Combate a Dengue.

Foi realizado Arrastão de Mobilização em Combate ao Aedes, onde o Agentes de Controle as Endemias juntamente com os Agentes Comunitários de Saúde, levaram informações a população de Tabaporã, sobre a preocupação de possível surto das doenças Dengue, Zika e Chikungunya neste período chuvoso, ainda orientaram de como proceder para eliminar criadouros do mosquito transmissor, bem como fazer coleta de larvas e tratamento de criadouros.

A ação teve seu auge no dia 15 de Novembro, feriado Nacional, onde o cidadão teve a possibilidade de efetivar a limpeza de seu quintal, eliminando quaisquer depósitos de água, bem como entulhos e lixo em geral, pois nos dias 16,17 e 18 de  novembro  as  secretarias  de  Agricultura  e  de Obras  fizeram   a  limpeza  da cidade , recolhendo  entulhos  , e limpando  terrenos  baldios.

Foi realizado também um mutirão de Limpeza no distrito de Americana do Norte, a ação foi baseada inicialmente no bloqueio mecânico, solicitando o apoio das escolas no sentido de orientar os alunos quanto aos cuidados em seus quintais, ainda se possível contar com a presença de alunos do Ensino Médio para compor as equipes de Bloqueio mecânico.

Posteriormente a equipe da Vigilância realizou um bloqueio químico. Solicitamos do serviço local, de coleta de lixo, que inicia-se o recolhimento dos sacos de lixo a partir das 13 horas.

No distrito de Nova Fronteira Foi realizado mutirão de Conscientização  como medida preventiva a uma possível epidemia relacionada aos agravos transmitidos pelo Aedes.

A Ação foi baseada em panfletagem, levando informação a população local, relacionada ao combate do Aedes, bem como observar o aparecimento de sintomas de Dengue, Zika e ou Chikungunya.

Ainda foram eliminados depósitos de água e possíveis criadouros, alguns não passiveis de eliminação foram tratados com insumo específico.

É sabido que o crescimento de números de casos da doença está relacionado diretamente ao período chuvoso, quando aumentam os índices de infestação do mosquito transmissor, devido ao acúmulo de criatórios.

A Dengue é uma doença séria com cinco tipos diferentes de vírus que, conforme vão infectando um paciente, criam imunidade contra a vacina, causando complicações que podem levar a morte.