Prefeitura Tabaporã
Instagram Facebook Youtube
Caminhada marcou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e adolescentes.
Publicado em: 18/05/2018 ás 09:56:00 Autor: Assecom Fonte: Projeto cultura da Paz

A caminhada aconteceu nesta sexta-feira (18)  teve início nas respectivas escolas seguindo rumo a Praça dos Desbravadores, em seguida em uma grande passeata se deslocou em direção ao Ginásio da Escola Menino Jesus, onde aconteceram as apresentações referentes ao tema, e contou com a participação das escolas da rede municipal de ensino e das escolas Estaduais do Município de Tabaporã.

O evento foi organizado pela equipe do Projeto Cultura da Paz e contou com a participação das seguintes entidades e órgãos:  Conselho tutelar, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Ação Social, Secretaria de Saúde, NASF, Policia Civil, Policia Militar, Promotoria, Ministério Publico, Igrejas e Prefeitura Municipal.

“A caminhada marcou o encerramento de um conjunto de ações realizadas durante esta semana com o objetivo de mobilizar a sociedade para conscientização do tema, explica o delegado de Policia Civil Dr. Albertino, um dos membros do projeto, que também pediu a colaboração dos Alunos e Pais para que denuncie aos abusos através do disk 100 ou 190.

O evento Aconteceu também no distrito de Americana do Norte, e está previsto para ser realizado em Nova fronteira na próxima quarta-feira dia 23 de maio.

Histórico - O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 2000, com base na Lei Federal 9.970/00, criada em decorrência do caso conhecido como “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O episódio, que ganhou ampla repercussão na mídia, retratou o drama da menina Araceli, de 8 anos, que foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, e que nunca foram punidos. Desde então as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.