A Secretaria Municipal de Saúde de Tabaporã lançou a Campanha "Julho Amarelo".
Publicado em: 02/08/2018 ás 08:39:00 Fonte: Secretaria Municipal de Saúde de Tabaporã.

A Secretaria Municipal de Saúde, acompanhando o calendário do Ministério da Saúde, lançou a Campanha “JULHO AMARELO” contra Hepatites Virais, que são doenças silenciosas causadas por vírus que prejudicam o fígado. São classificadas por letras: A, B, C, D e E. Podem levar à cirrose e ao câncer.

O dia “D” da campanha foi realizado na sexta-feira dia 27 de Julho em frente à Prefeitura, pelas equipes dos PSFs I e IV, onde foram realizados testes rápidos para detectarem as Hepatites B e C, HIV e Sífilis e Vacina, totalizando:

• 604 exames
  • 122 Vacinas

Os sintomas de hepatite podem incluir enjoo, perda de apetite, cansaço, dor de cabeça e pele e olhos amarelados e os sintomas surgem geralmente após 15 a 45 dias depois de situações de risco.

COMO SE PEGA HEPATITE

A hepatite pode ser transmitida de diversas formas e as principais formas de contágio incluem:

• Contato com sangue contaminado;
  • Contato com fezes com o vírus;
  • Contato íntimo desprotegido;
  • Uso de vasos sanitários públicos;
  • Ingestão de comida contaminada;
  • Falta de higiene;
  • Contato com maçanetas, descargas e torneiras de locais públicos;
  • Uso de materiais não esterilizados para fazer tatuagens, piercings ou para fazer a unha por exemplo;
  • Alimentos crus ou carne mal passada.

Estas são as formas de contágio mais comuns das hepatites A, B, C, D, E, F, G, crônica e de contágio, pois são contagiosas e podem ser transmitidas facilmente.

Você que não conseguiu fazer o teste rápido na sexta-feira 27 de Julho, ainda dá tempo de procurar uma unidade de saúde durante a semana para fazer o seu teste e tomar a sua vacina.

No Distrito de Nova Fronteira também foi realizado a Campanha “JULHO AMARELO” contra Hepatites Virais.